top of page
SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) define-se como

uma “resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.”

E os seus objetivos passam por contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias, retardando ou evitando a institucionalização.

A prevenção da institucionalização contribui para potenciar a autonomia e promover a qualidade de vida do idoso, quer a nível psicológico quer mantendo o seu nível relacional no seio das suas ligações de proximidade. Assim, o SAD tem por princípio garantir a manutenção das pessoas idosas no seu quadro de vida, evitando a retirada do seu meio social. Fá-lo assegurando aos indivíduos e famílias a satisfação de necessidades básicas, através da prestação de cuidados de ordem física (saúde) e psicossocial, por forma a contribuir para o equilíbrio e bem-estar do utente e dos seus cuidadores de proximidade.

 

bottom of page